Pular para o conteúdo
Início » 3 Ingredientes para Fazer um Perfume de Ambientes que Tem Cheirinho de Casa Nova

3 Ingredientes para Fazer um Perfume de Ambientes que Tem Cheirinho de Casa Nova

Continua após a publicidade..

Você já se perguntou como deixar a sua casa com Perfume de Ambientes aquele aroma agradável e acolhedor de casa nova? Aquele cheiro que faz você se sentir bem-vindo e confortável, que convida a relaxar e a desfrutar do seu lar? Pois saiba que você pode criar o seu próprio perfume de ambientes usando apenas três ingredientes simples e naturais: água, álcool e óleos essenciais. Neste artigo, você vai aprender como fazer essa receita fácil e econômica, que vai deixar a sua casa com um cheirinho delicioso e personalizado.

Continua após a publicidade..

O que é um Perfume de Ambientes e Por que Usá-lo?

Um perfume de ambientes é uma mistura líquida que contém substâncias aromáticas, que são liberadas no ar quando borrifadas ou vaporizadas. Essas substâncias podem ser sintéticas ou naturais, como os óleos essenciais, que são extraídos de plantas e flores. Os perfumes de ambientes servem para aromatizar e purificar o ar, criando uma atmosfera agradável e harmoniosa. Eles também podem ter benefícios terapêuticos, dependendo dos óleos essenciais escolhidos, pois podem influenciar o humor, a saúde e o bem-estar das pessoas que respiram o aroma.

Como Fazer um Perfume de Ambientes com 3 Ingredientes?

Para fazer o seu perfume de ambientes, você vai precisar de:

Continua após a publicidade..
  • Um frasco de vidro com borrifador, de preferência escuro, para preservar os óleos essenciais.
  • Água destilada ou filtrada, que vai ser a base do perfume.
  • Álcool de cereais ou de farmácia, que vai ajudar a diluir e conservar os óleos essenciais.
  • Óleos essenciais de sua preferência, que vão dar o aroma e as propriedades do perfume.

O passo a passo é muito simples:

  • Encha o frasco com água até cerca de 3/4 da capacidade.
  • Adicione o álcool, cerca de 10% do volume do frasco.
  • Escolha os óleos essenciais que você quer usar e adicione cerca de 20 a 30 gotas no total, variando as quantidades de acordo com a intensidade e a combinação desejada. Por exemplo, você pode usar 10 gotas de lavanda, 10 gotas de laranja e 5 gotas de alecrim, para um perfume relaxante e refrescante.
  • Agite bem o frasco e pronto! Você já tem o seu perfume de ambientes caseiro e natural.

A História do Perfume de Ambientes

O uso de substâncias aromáticas para perfumar o ambiente é muito antigo e remonta às civilizações antigas, como os egípcios, os gregos e os romanos. Eles usavam incensos, resinas, ervas e flores para queimar, espalhar ou borrifar nos espaços, tanto para fins religiosos, como para fins higiênicos e estéticos. Com o passar do tempo, o perfume de ambientes foi se sofisticando e se diversificando, incorporando novos ingredientes e técnicas. No século XVII, na França, surgiu o pot-pourri, que era uma mistura de flores secas e especiarias, colocada em vasos ou saquinhos, para exalar um aroma suave. No século XIX, na Inglaterra, surgiu o sachê, que era um saquinho de tecido recheado de ervas e flores, usado para perfumar gavetas e armários. No século XX, surgiram os sprays e os difusores elétricos, que usavam substâncias sintéticas ou naturais, para vaporizar o perfume no ar. Hoje em dia, existem diversos tipos e marcas de perfumes de ambientes, para todos os gostos e bolsos. Mas nada se compara ao charme e à simplicidade de fazer o seu próprio perfume, com os ingredientes que você escolher.

Continua após a publicidade..

2 Acompanhamentos para o seu Perfume de Ambientes

Para complementar o seu perfume de ambientes, você pode usar alguns elementos decorativos e funcionais, que vão deixar a sua casa ainda mais bonita e perfumada. Aqui vão duas sugestões:

  • Velas aromáticas: as velas são ótimas para criar um clima aconchegante e iluminado, e se forem aromáticas, melhor ainda. Você pode escolher velas que combinem com o seu perfume de ambientes, ou que contrastem, criando um efeito interessante. Por exemplo, se o seu perfume é cítrico, você pode usar velas de baunilha, para equilibrar. Ou se o seu perfume é floral, você pode usar velas de canela, para aquecer. Lembre-se de usar velas de boa qualidade, que não soltem fumaça ou toxinas, e de mantê-las longe de crianças, animais e objetos inflamáveis.
  • Flores naturais: as flores naturais são uma forma de trazer vida e cor para a sua casa, além de perfumar o ambiente com o seu aroma natural. Você pode escolher flores que harmonizem com o seu perfume de ambientes, ou que se destaquem, criando um ponto focal. Por exemplo, se o seu perfume é de lavanda, você pode usar flores roxas, como violetas ou orquídeas, para reforçar a tonalidade. Ou se o seu perfume é de laranja, você pode usar flores amarelas, como girassóis ou margaridas, para contrastar. Lembre-se de trocar a água dos vasos regularmente, e de retirar as flores murchas ou secas, para evitar o mau cheiro e a proliferação de insetos.

Clique aqui e visite nosso site.

Continua após a publicidade..

Veja alguns artigo.

Conclusão

Neste artigo, você aprendeu como fazer um perfume de ambientes com apenas três ingredientes: água, álcool e óleos essenciais. Você também aprendeu um pouco sobre a história do perfume de ambientes, e algumas dicas de acompanhamentos para deixar a sua casa ainda mais perfumada e decorada. Espero que você tenha gostado e que experimente fazer o seu próprio perfume de ambientes. Se você gostou, compartilhe este artigo com os seus amigos e familiares, e deixe um comentário abaixo, contando como ficou o seu perfume, qual foi a combinação de óleos essenciais que você usou, e quais foram os efeitos que você sentiu. Sua opinião é muito importante para mim. Obrigado pela leitura e até a próxima!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *